Segundo o professor Guido César Carim Júnior, coordenador do Departamento de Treinamento de Voo do Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS, as nuvens decorrentes de cinzas vulcânicas representam um alto risco à aviação, especialmente nas operações de subida e descida da aeronave. O contato com a fumaça e a fuligem oriunda de vulcões é danoso aos motores do avião, que podem deixar de funcionar com o acúmulo de resíduo orgânico. "Se eles estão saindo do solo e apagam, é uma situação bem catastrófica, principalmente próximo aos aeroportos."
A orientação para evitar voos em áreas afetadas pela atividade vulcânica tem precedentes em casos de aviões que quase caíram por panes relacionadas à nuvem de cinzas. Em um dos incidentes, ocorrido há cerca de 20 anos, os dois motores de um Boeing deixaram de funcionar quando a aeronave sobrevoava uma área próxima a um vulcão. "Por sorte, como eles estavam muito alto, conseguiram planar e levar a aeronave até um aeroporto próximo, mas é uma situação muito crítica", disse.
fonte:www.auromachado.blogspot.com
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